conceito de moeda
A moeda é um objeto ou instrumento que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para fazer pagamentos de bens, serviços e fatores de produção.
Importância e história da moeda
Quando não existia a moeda a economia era baseada na troca de mercadorias que eram produzidas como, feijão por café, leite por pão. Porém a sua evolução não foi continua e todos os lugares, mais de um estágio convive com outros.
Escambo
Era onde os pequenos agricultores produziam para sua sobrevivência, e uma pequena quantidade do produzido era levada as feiras para trocas. Eram trocas diretas quando desejavam algo que não possuíam. Era um sistema de trocas, pois naquela época não existiam sistemas monetários, as trocas realizavam produtos por produtos ou serviços por serviços. Toda atividade produtiva não era voltada para o mercado.
Moeda mercadoria
As trocas eram indiretas, onde existia uma venda da mercadoria e depois uma compra, onde a mercadoria deveria ser suficientemente rara, para que tivesse um valor, e não existia necessidade de coincidência de desejos. O produtor trocava seu produto ou , seja, vendia, e depois trocava pela moeda mercadoria que se desejava.
Moeda Simbólica
O soberano garantia o valor do metal, pois as moedas cunhadas superaram as dificuldades de avaliar o metal. As trocas eram feitas com mais facilidades.
Moeda escritural
Essa moeda correspondia a lançamentos a débito e crédito, desenvolveu-se uma tendência a depositar a moeda nos bancos, onde os mesmos recebiam os depósitos.
Moeda sofisticada
È basicamente um conjunto de registros eletrônicos que representam uma diversidade de ativos. Onde há uma tendência em evitar saldos monetários ociosos, em que a moeda a moeda de curso legal é rapidamente transformada em ativos remunerados e vice-versa.
Funções da Moeda
Meio ou instrumento de troca
Serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia. Sem a moeda todas as