Fator de Potencia
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Curso de Engenharia de Controle e Automação
Fernando Rodrigues Paifer Soares,
Luiz Otavio Rodrigues Segato,
Ricardo Demilite e Adão Francisco da Silva
Eficiência energética usando fator de potência
Sorocaba
2012
Fernando Rodrigues Paifer Soares,
Luiz Otavio Rodrigues Segato,
Ricardo Demilite e Adão Francisco da Silva
Eficiência energética usando fator de potência
O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Engenheiro de Controle e Automação, na Anhanguera de Sorocaba, sob a orientação do prof. Eng.º Marcelo Covos.
Sorocaba
2012
AGRADECIMENTOS
Aos integrantes de nosso grupo, pelo esforço e determinação constante.
A nossos pais, amigos, professores, e a todos que, direta ou indiretamente contribuíram, para a realização deste trabalho.
“Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem..”
Pitágoras
RESUMO
SOARES, Fernando Rodrigues Paifer; SEGATO, Luiz Otavio Rodrigues; DEMILITE, Ricardo; DA SILVA, Adão Francisco. Fator de Potência. 2012. 36 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação - Universidade Anhanguera de Sorocaba, 2012.
O trabalho explica detalhadamente os conceitos básicos, equipamentos suscetíveis a causar ineficiência no fator de potência, as consequências do baixo fator de potência.
No fator de potência, o alto consumo de energia reativa pode provocar sérias anomalias, sobrecargas e outros diversos inconvenientes não somente em sistemas elétricos de potência de uma unidade fabril como também consumidores de pequeno porte, tais como, residências e instituições.
A partir dessas informações é possível analisar e aplicar, no sistema elétrico, os métodos abrangidos e consequentemente reduzir o consumo de energia reativa de maneira a racionalizar o consumo de seus equipamentos e otimizar o consumo de energia elétrica