potencial elétrico- resumo
Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.
Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expressão: , onde é o potencial elétrico, energia potencial e a carga.
Nesta figura mostra uma partícula com carga que, colocada num ponto P do campo elétrico gerado por um corpo de carga Q, sofre a ação de uma força e adquire energia potencial elétrica. O ponto P tem potencial elétrico V.
Uma partícula de carga colocada no campo elétrico gerado por um corpo de carga Q, sofre a ação de uma força. Essa força tende a realizar trabalho sobre a partícula, por isso a partícula adquire energia. Esse trabalho é determinado pela força e o deslocamento de partícula, sendo a força e o deslocamento que dependem da posição da partícula no campo elétrico. Logo, a energia adquirida pela partícula vai depender da posição do ponto P onde ela for colocada. É, portanto, uma energia potencial elétrica.
Para cada ponto P de um campo elétrico, a força que atua sobre uma partícula é diretamente proporcional à carga que da partícula ( = ). Logo, o trabalho realizado sobre a partícula é, por consequência, a energia potencial elétrica dessa partícula ( ) também são diretamente proporcionais, a carga Q. Se é que são diretamente proporcionais a razão, é constante. Admitindo-se que a carga q seja suficiente pequena e