Trabalho de Educação Física
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância. O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo. A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas.
As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.
As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo. O trabalho a seguir dissertará a respeito de suas respectivas modalidades, características e regras.
HISTÓRIA
A história do Atletismo começa junto com a história da própria humanidade. Os chamados homens das cavernas já corriam, saltavam e arremessavam objetos em suas práticas diárias como recursos para sobrevivência. Assim ocorriam as caçadas e os próprios movimentos básicos. Essas atividades normais só se tornaram esportivas muitos anos mais tarde, na Grécia.
Em 776 a.C., os gregos iniciaram os famosos Jogos Olímpicos. Prática que foi continuada pelos romanos depois de conquistarem a Grécia. Todavia, foi um imperador