TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - TEMAS TRANVERSAIS
Educação Física na Escola vem sendo reconhecida há algum tempo pelas produções acadêmicas da área como um componente curricular que carrega dois sentidos de aprendizagem por parte dos alunos: um que envolve a aprendizagem dos gestos motores característicos da cultura corporal de movimento (jogos, esportes, lutas, danças, ginásticas) e outro que contempla um conhecimento conceitual desses diversos saberes.
A partir dessa análise, o professor de Educação Física tem estratégias de ensino relacionadas aos temas sociais emergentes, que possam ser utilizadas como recurso para o desenvolvimento de aulas nas quais os alunos não executem as atividades, mas também compreendam seus conceitos, significados e sentidos.
Como já se sabe a proposta dos Temas Transversais não é uma novidade do sistema educacional brasileiro, segundo Araújo (2003a), a Espanha é o país que mais aprofundou esta proposta até o primeiro momento. A inclusão de temas transversais sistematizados em um conjunto de conteúdos considerados fundamentais para a sociedade surgiu na reestruturação do sistema escolar espanhol em 1989, com o objetivo de tentar diminuir a distância entre o desenvolvimento tecnológico e o da cidadania. Moraes (2000) expõe que, as reformas curriculares nas escolas vêm acontecendo com maior velocidade em outros países. Estes, dentre outros, vêm demonstrando ao longo destas últimas décadas, a preocupação em delinearem currículos nacionais e de inserirem no currículo da escola fundamental os Temas Transversais. A grande maioria dos profissionais da educação reconhece o caráter inovador que tais temas assumiram dentro da nova proposta de conteúdos que referencia e orienta a estrutura curricular no Brasil, bem como a opinião de Araújo (2003a): De acordo com os PCN (BRASIL, 2008b), os Temas Transversais abarcam uma educação voltada para a formação cidadã, calcada principalmente na formação de valores ético-morais em acordo com os