Trabalho de educação fisica
Ano Lectivo:2013/2014
Disciplina: Educação Física
Alimentação e Lesões mais frequentes no Desporto
Trabalho elaborado por: Ana Filipa Baptista Nº4 Mara Rodrigues Nº22
Índice
Introdução
Pirâmide dos Alimentos
Distribuição energética diária
Gastos energéticos de alguns exercícios físicos
Concelhos importantes para uma alimentação equilibrada
Preparação de uma bebida energética (isotónica)
Lesões mais frequentes no desporto
Tratamento de lesões
Suporte básico de vida
Conclusão
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor de Educação física com o objectivo de ficarmos a conhecer melhor a pirâmide dos alimentos e os seus constituintes bem como os gastos de energia de cada exercício físico. Outro dos temas foi as lesões no desporto com o objectivo de conhecermos cada lesão e o seu tratamento.
Pirâmide dos Alimentos
A Pirâmide dos alimentos é um guia de alimentação, esta dividida em 8 grupos. Tem como principal objectivo mostrar que uma alimentação equilibrada deve ser variada e moderada, para a partir desse tipo de regime podermos prevenir doenças, como a obesidade e a carência de nutrientes.
A pirâmide antiga era dividida em oito grupos que se localizavam entre quatro andares visava que o principal alimento a ser consumido deveria ser os carbo-hidratos, seguidos pelas frutas e hortaliças, depois o leite e derivados junto com carnes e leguminosas e por fim no topo da pirâmide os alimentos que deveriam ser raramente ingeridos que eram doces e gorduras.
A pirâmide nova é formada por controlo do peso e exercícios físicos. Um andar a cima alimentos integrais e óleos vegetais, no andar seguinte encontramos vegetais e frutas, no quarto andar estão oleaginosas e leguminosas. Peixes, ovos e aves formam o quinto andar. No 6 andar perto do topo, está presente o suplemento de cálcio que pode vir de leite e derivados.