Trabalho de Educa o F sica
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................5
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Como nós sabemos é direito constitucional de todo brasileiro o acesso à escola. No entanto, apesar de ser declarada oficialmente esta igualdade de acesso, nós percebemos que isto não é o suficiente para que esta possa ser cumprida na prática, devendo-se dar conta das características singulares de cada cidadão, especialmente daquelas que mais explicitamente geram exclusões. É neste contexto que surge a demanda da educação especial.
Em seguida entendemos que a escola é um espaço privilegiado para lidar com a discriminação que se dá em geral na sociedade e um espaço onde isso pode e deve ser trabalhado no sentido de melhorar esta situação. Foi ai que então uma proposta não apenas de educação especial, mas de educação inclusiva, esta agora visando não só os beneficiados diretamente, isto é, aqueles que se encontravam de alguma forma excluídos ou prejudicados em seu aproveitamento na escola, mas também, visando a todos os cidadãos, no sentido de favorecer um acolhimento e uma sabedoria em lidar com a diferença, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de maior integração social.
Pode-se perceber que a escola foi por muito tempo um lugar de manutenção da hierarquia social Mesmo quando há a democratização do ensino mantém-se a maioria das condições para restringir o acesso e aproveitamento escolar. Atenta-se aqui para a formação da “escola