TRABALHO DE EDUCA O F SICA ABRIL 2015
TRABALHO
DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
9º “B”
OURICURI-PE
ABRIL/2015
ESCOLA PROFESSOR TELÉSFORO SIQUEIRA
GINÁSTICA AÉROBICA
GRUPO – 05
IGOR RODRIGUES DA SILVA
OURICURI-PE
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
Aposto que todo mundo já deve ter ouvido falar em ginástica aeróbica, não é mesmo? Afinal, essa atividade física já vem sendo praticada desde os anos 1980, e a partir daí começou a invadir as academias de ginástica de todo o território brasileiro. Qual mulher não sonha em praticar algum exercício físico ao som de uma ótima música? De preferência bem animada e ainda conseguir perder aqueles tão temidos quilinhos indesejáveis.
A Ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como as modalidades artística, de trampolim e rítmica. Porém, já possui campeonatos realizados pela FIG a nível internacional. Esta disciplina requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação.
Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume muscular na medida do tempo. Geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido láctico, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que, por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparamos com os exercícios anaeróbios.
Na década de 90, a ginástica aeróbica foi uma "febre da moda" nas academias, já que favorece a redução de percentual de gordura e produzem corpos "sarados".
O sucesso da ginástica aeróbica foi tanto que o exercício não ficou restrito somente as academias. Por ser tão motivadora, essa