Resumo
Há muito tempo que os cincos, a Teresa, a Luísa, o Pedro, o João e o chico não tinham uma aventura. Era hábito todas as sextas-feiras, a mãe do Pedro ir busca-lo e às gémeas no fim das aulas. Iam eles no carro quando repararão numa notícia misteriosa, tinha acontecido um desmoronamento que tinha provocado uma inundação, no metropolitano que estava a ser construído. Eles ficaram curiosos, era um pouco estranho e tiveram que ir dar uma espreitadela e encontraram um homem simpático que ofereceu uma visita ao metropolitano. Deparam-se com dois homens, que o acharam estranhos.
Estavam fartos de ficar em casa, era domingo, e por isso o pai do Pedro convidou-lhes para irem dar um passeio à praia e eles aceitaram. No fim da tarde decidiram passar pelo hotel para beber um chocolate quente, estava a decorrer uma exposição arqueológica e estavam lá os dois homens que tinham achara estranhos, no metropolitano. Passado alguns dias, ouviram outra notícia misteriosa, outro acidente, mas agora envolvia trabalhadores. E lá de novo foram eles. Lá estava um dos homens que tinham achado estranhos, no metropolitano. Esse convidara-os para uma visita a casa dele, ambos achavam que o arqueólogo francês estava a tentar ocultar vestígios de outras civilizações e por isso decidiram fazer alguns planos.
Numa noite decidiram pôr em prática um dos planos, investigar a casa do arqueólogo francês que estava em Lisboa, mas correu mal e foram apanhados pela polícia. A partir desse dia, os pais proibiram algumas coisas e principalmente as saídas à noite. Pedro ouvira umas conversas que o arqueólogo tivera sobre o metropolitano e decidiu, mais os amigos, ir até lá ver o que eles iam fazer. Foram apanhados pelo arqueólogo francês e pelos outros que o ajudavam. Prenderam-nos, fecharam-nos