Trabalho De Ed
O que é?
Água no joelho é um termo genérico usado por pessoas para a acumulação excessiva de líquido em torno da articulação do joelho. Em termos médicos, esta condição é conhecida como “derrame no joelho”. O revestimento da cápsula articular do joelho produz fluido, o que ajuda a lubrificar as peças móveis da articulação do joelho e nutre a cartilagem. Certas doenças e lesões causam líquido articular excessivo para ser produzido, que se acumula causando inchaço.
Na verdade, a substância que aparece no joelho é o líquido sinovial, um fluido viscoso que tem a função de lubrificar a articulação, como se fosse um óleo de dobradiça. Quando o joelho é lesionado, uma membrana chamada sinovial passa a produzir sem parar o tal líquido. Essa reação é uma forma de defesa do organismo. É que, além de lubrificar e amortizar o impacto entre as "peças" do joelho, o líquido sinovial tem células que eliminam fragmentos de tecidos machucados.
Causas
Água no joelho pode ser o resultado de um trauma, ferimentos do uso excessivo ou devido a uma doença subjacente ou condição. Habitualmente artrite causa este problema. A artrite é uma inflamação na cartilagem que protege as articulações. Se o paciente sofre de artrite do joelho, acúmulo de líquido dentro da articulação é um achado comum. Lesões traumáticas do joelho também pode causar acúmulo de líquido ou de sangue, dentro da articulação do joelho. As lesões comuns que causam acúmulo de líquido são ossos quebrados, menisco e lesões ligamentares. Rasgamento dos pequenos vasos sanguíneos pode causar acúmulo de líquido dentro do joelho.
Doenças subjacentes e condições podem também produzir acúmulo de líquido e em torno da articulação do joelho. As condições incluem osteoartrite, artrite reumatoide, infecção, gota, pseudogota, bursite, cistos, tumores, doenças hemorrágicas, artrite infecciosa etc. Artrite infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Bactérias na corrente sanguínea pode se espalhar para uma