Trabalho de economia
A economia pode ser definida como a ciência que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, para satisfazer os desejos e necessidades humanas, que são ilimitadas. É o estudo da utilização de bens escassos que podem ter usos alternativos.
02 – O que significa recursos escassos e usos alternativos?
Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico.
Por exemplo uma pessoa recebe o seu salário (um bem escasso). Ela decide como e em que vai gastá-lo (usos alternativos do salário).
O estado com os impostos que recebe (bem escasso) decide fazer uma obra pública numa localidade; ou constrói uma autoestrada ou um hospital (usos alternativos do dinheiro, proveniente de impostos).
03 – Conceitue: Bens de capital, Bens de consumo, Bens intermediários e Fatores de produção.
Bens de capital: Ou bens de produção são equipamentos e instalações, são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços. O bem de capital não é diretamente incorporado no produto final, indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens e mercadorias.
Bens de consumo: São os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. Bem de consumo é um bem que tem objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um individuo.
Bens Intermediários: São aqueles bens que são absorvidos no processo de produção de outros, como o fermento nos pães, os componentes eletrônicos no computador, etc.
Fatores de produção: São os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. São os elementos que