Cárie dental
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
LUCAS SILVA DE ARAÚJO
MATHEUS LUCENA
CÁRIE DENTAL
JOÃO PESSOA
26.09.2012
Introdução:
As cáries dentárias são orifícios que são causados pela decomposição gerada pela ação das bactérias na boca. A parte exterior do dente está coberta por uma camada dura de esmalte, cuja função é proteger os dentes de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece progressivamente, deixa de proteger a dentição e permite aos germes presentes na boca atacarem os dentes. O interior é macio e contém nervos e vasos sanguíneos.
As cáries são produzidas quando a decomposição atravessa o esmalte e chega à cavidade interior do dente. Apesar de todos os elementos necessários para desenvolver a cárie estarem presentes, há uma condição de desequilíbrio e reequilíbrio, representados pelo fenômeno da desmineralização e remineralização, desencadeados pela ação da saliva.
A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a frequente ingestão de alimentos açucarados, etc.
Existem três locais diferentes na boca onde os dentes podem sofrer de lesões cavitadas ou de cáries: -Nas superfícies oclusais dos dentes. Esta situação ocorre quando a placa se incrusta nas fissuras e sulcos dos dentes. Trata-se de um problema muito comum nas crianças, já que as crianças escovam muitas vezes mal os dentes nestas superfícies.
-Entre os dentes. Esta situação ocorre quando a placa se acumula sobre as superfícies de difícil acesso. Estas áreas não podem ser limpas unicamente com uma escova de dentes e podem ficar vulneráveis à cárie dentária se não utilizar um fio dentário entre os dentes com regularidade.