Prevenção da cárie dental
PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTAL
2 JUSTIFICATIVA
Através desta pesquisa pode-se observar que a educação preventiva é o principal método adequado na promoção da saúde bucal, pois a prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal e com muitas possibilidades de obtenção de resultados satisfatórios. O Nosso desafio é implementar uma educação preventiva, promovendo orientações e informações essenciais, para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais. A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida e o bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar, para que todo cidadão possa estar informado e prevenir-se contra possíveis problemas indesejados.
3 OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho foi orientar passo a passo e com suas vantagens e desvantagens, os vários métodos disponíveis para prevenir a ocorrência de cáries dentais no homem. Através da prevenção um instrumento de extraordinário valor, pois evita sofrimentos e gastos desnecessários. Contudo, precisa ser bem utilizada para se conseguir resultados concretos e, para isso, nada melhor do que lançar mão da epidemiologia e da odontologia baseada em evidências, construindo mecanismos de controle, acompanhamento e avaliação capazes de reduzir o volume e a gravidade dos problemas de saúde bucal em termos populacionais.
1
4 REFERENCIAL TEÓRICO
Em setembro de 1995, ocorreu na universidade de Michigan, um simpósio para comemorar 50º aniversário da fluoretação da água de Grand Rapids, cidade onde se desenvolveu um dos mais clássicos estudos sobre o tema. Neste simpósio foi dito: “... nós celebramos o evento único mais importante da história da Odontologia, um evento de impacto tão profundo que terminou a pandemia da cárie dental espalhada no mundo após a introdução do açúcar na dieta’’ (Loesche, 1996). Nesse simpósio