TRABALHO DE ECONOMIA
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
TEORIAS ECONÔMICAS
SALVADOR
2015
AUGUSTO CÉSAR DOS ANJOS LIMA
TEORIAS ECONÔMICAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Economia II, no Curso de Administração, no IFBA – Instituto Federal da Bahia, ministrado pelo docente Ronaldo Bruno.
SALVADOR
2015
Teoria Clássica x Teoria Neoclássica
A Teoria Clássica tem a principal ênfase na criação e desenvolvimento de regras para que o trabalho seja bem feito pelos operários, o que recebeu duras críticas na época, diziam que queriam transformar o homem em máquina. Tinha seu foco no funcionário, no homem como trabalhador.
Já a Teoria Neoclássica faz uma releitura da Teoria Clássica, dando a ela nova roupagem, aprimorando seus conceitos a outra época da história mundial, logo após a Segunda Guerra Mundial.
A Teoria Clássica e a Neoclássica estão intimamente ligadas uma a outra, ou seja, a Teoria Neoclássica não existiria sem a Clássica.
A Teoria Clássica teve seu início com o Frances Fayol, no século XX. Nessa época, começasse a dar início à Ciência da Administração, começaram a observar que havia a necessidade de uma organização nas fábricas, para que assim o rendimento aumentasse e o lucro também. Buscava-se a eficiência das organizações, percebeu-se que fixando padrões nas empresas e fábricas teriam um rendimento bem mais significativo.
As empresas passariam a ter uma enorme economia e um rendimento maior utilizando-se do que já possuíam, sem ter que investir mais do que já havia investido e para isso só precisariam de organização e remanejamento da empresa/fábrica. A organização e a estrutura sendo olhada como um todo garantiria uma eficiência muito maior das partes envolvidas no processo de fabricação.
Na Teoria Clássica, Fayol observa o indivíduo primeiramente, analisando-o e somente depois começaram a analisar o todo como uma organização. Henri Fayol fez uma divisão das funções