Trabalho de Economia
Natália Maria de Oliveira de Souza Pedrozo RA: 00178321
Atual conjuntura do mercado mundial do petróleo
Guaíra
2015
1-Introdução
A elevação do preço do petróleo ao longo de uma análise histórica está no âmago do desenvolvimento da civilização, diretamente ligada as mais diversas circunstâncias de mercado até então encontrado. Só é possível analisar este histórico de elevação, quando adentramos aos critérios básicos, e/ou ferramentas desenvolvidas pela economia. Somado a isto, deve-se ter o conhecimento do produto e a evolução nas formas de extração, bem como, expectativas de avanços tecnológicos, e atualmente a contraprestação de um sistema sustentável de sobrevivência no planeta. Ou seja, o uso das ferramentas de analise econômicas, a forma operacional do sistema energético, e ainda a articulação entre a oferta e a procura de um bem escasso são capazes de, denotar toda uma estrutura contemporânea de especulação? Em torno das diversas discussões e divergências nas possíveis soluções, analisam-se, conceitos sobre demanda e oferta, formação do preço, fatores históricos e políticos, geopolíticos, influência microeconômica e futuro da volatilidade do preço do petróleo.
2 - Conceito de formação de preço – interação entre oferta e demanda
De forma simplista torna-se evidente que o petróleo ainda é a principal fonte de energia do mundo. A conexão entre oferta e procura é um dos pontos determinantes do preço final do petróleo nos mercados internacionais. É evidente também que para a composição do seu preço, temos o custo da extração, os custos de desenvolvimento da produção, e os custos marginais. Estes três itens formam o custo de produção do barril, que varia com o país.
Sabendo dos pontos básicos, dar-se inicio ao grande conceito de demanda e oferta, que são forças básicas de funcionamento de uma economia capitalista. A oferta é o desejo de vender, por parte dos vendedores, e a demanda, está relacionada ao desejo de comprar, por parte dos