Resumo FILME FELIZ ANO VELHO
Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Pedagogia Atividades Acadêmicos - Científicos – Culturais
São José do Rio Preto - SP
2015
FILME: FELIZ ANO VELHO
É um filme brasileiro de 1987, do gênero drama, dirigido por Roberto Gervitz e com roteiro baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva: Feliz Ano Velho.
Ao abrir a tela vê-se uma transmissão de televisão da corrida de São Silvestre em São Paulo, no ano de 1979. Ouve-se o apresentador do programa anunciar o início da corrida, ele diz: “estamos caminhando para 1980. O início de uma nova década. Momentos de espera. Estamos na contagem. Foi dado o tiro de largada (...)”.
Nesse momento ouve-se um som parecido com batidas de coração. E a imagem dos corredores na televisão iniciando o percurso. Pernas em movimento, braços ritmados e muito suor.
A narração diminui, entra uma música lenta, aparecendo então a imagem de Mário, deitado em seu leito de hospital, iluminação escura e sombria, sozinho, imóvel e com a cabeça enfaixada assistindo a transmissão da corrida pela televisão.
Após essa cena, vão surgindo outras da juventude de Mário, com cabelos compridos, forte, ágil, movimentando-se e divertindo-se, o oposto dele depois do acidente, no momento presente, fraco, com poucos movimentos, cabelos curtos, abatido e pensativo.
Cenas de momentos ruins do seu passado também são lembradas, mas são poucos, o sequestro e desaparecimento de seu pai, o deputado Carlos (Odilon Wagner), efetuado por integrantes da ditadura militar, por exemplo.
O acidente deixou Mário com um corpo limitado de movimentos, é um corpo fraco e sofrido, como diz a autora. Uma outra cena, mostra ele sendo atendido na unidade de tratamento intensiva do hospital logo após o acidente, de novo a luz escura do seu leito hospitalar acentua ainda mais a sua solidão.
A mãe, Lúcia (Eva Wilma) aparece e ele pergunta o que lhe aconteceu, e ela lhe diz que ele quebrou uma vértebra e comprimiu a medula. Mário, assustado,