trabalho de economia
1. Com base nos textos sobre Copom e Selic, responda:
a) O que é taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou Selic.
Em outras palavras, esta taxa é usada para operações de curtíssimo prazo entre os bancos, que, quando querem tomar recursos emprestados de outros bancos por um dia, oferecem títulos públicos como lastro, visando reduzir o risco, e, consequentemente, a remuneração da transação.
b) O que poderá acontecer na economia com a redução da Selic?
Uma redução da Selic, em geral, leva a uma queda nas taxas de captação dos bancos e demais instituições financeiras, que, assim, teriam, condições de cobrar menos pelos seus empréstimos.
c) Quais as justificativas para o Bacen reduzir a taxa Selic? Parte da resistência do BC em ampliar os cortes vem do argumento de que a inflação brasileira apresenta uma inércia maior que a dos outros países. O BC começou a reduzir a Selic para evitar que a crise internacional tivesse um impacto mais forte no nível de atividade econômica do país.
d) O que é Copom e qual o seu papel?
Comitê de Politica Monetária . O copom é o órgão do banco central responsável por definir a meta para a taxa básica de juros .
e) Por que o Copom está aumentando a taxa Selic em 2014?
Para o Comitê, desde sua última reunião, entre outros fatores, a intensificação dos ajustes de preços relativos na economia tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável. À vista disso, o Comitê considerou oportuno ajustar as condições monetárias de modo a garantir, a um custo menor, a prevalência de um cenário mais benigno para a inflação em 2015 e 2016", diz o comunicado
f) Qual a expectativa para a próxima decisão do Copom?
A meta do BC é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas são aceitos