Trabalho de economia
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os mercantilistas a riqueza consistia em um acumulo de metais preciosos, para eles o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse o seu estoque de metais preciosos. Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Encorajava-se a agricultura e exigia que as pessoas empenhadas no comercio e nas financias fossem reduzidas ao menor numero possível. Só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
O mais destacado foi Adam Smith, advogava a ideia de que todos os agentes em sua busca de lucrar o máximo acabam promovendo o bem estar de todo à comunidade é como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia sem necessidade da atuação do estado. Ele também argumentava que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano chamado Teoria do valor trabalho. A produtividade decorre da divisão de trabalho e essas por sua vez, decorre da tendência inato da terra, que finalmente é estimulado pela ampliação dos mercados.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi esse autor?
A teoria das vantagens comparalistas explica porque o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. A teoria foi formulada por David Ricardo.
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda afetiva?
A diferença é que o principio Keynesiano diz que o estado é fundamental para a regularização da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da mesma e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto consumidor ou demandante. E