Sherlock holmes - o cão dos baskervilles
DOYLE, Arthur Conan. Sherlock Holmes – O Cão dos Baskervilles. Edição XV. Editora Melhoramentos, 1999.
O livro conta a historia da família Baskerville que é assombrada a centenas de anos por um cão diabólico. A primeira vítima dele foi o Sir Hugo Baskerville, o primeiro dos Baskervilles, um homem perverso, que raptava moças e abusava delas. Mas um dia uma dessas moças fugiu. Ao segui-la foi morto pelo cão. Mas após a morte de Sir Charles Baskerville, o último a ser morto pelo cão, o Dr. Mortimer conta ao detetive Sherlock Holmes a lenda por trás da morte de Sir Charles, e pede sua ajuda, pois agora o cão teria um novo alvo, o último Baskerville, Sir Henry.
Então Holmes e Dr. Watson, seu fiel amigo, decidem ir para a mansão Baskerville para investigar e proteger Sir Henry.
Ao chegar, eles começam investigar a lenda e a morte de Sir Charles. Fazem perguntas aos vizinhos, e com isso conhecem o Sr. Stapleton, um estranho naturalista e sua irmã, a Sra. Stapleton, que alerta Sir Henry do perigo que corre permanecendo na mansão e tenta convence-lo a voltar para Londres. Após esta estranha intervenção da Sra. Stapleton, Holmes e Watson conversam e começam investigar Stapleton. Em um certo dia Holmes, investigando a mansão, vê um quadro de Hugo Baskerville, o primeiro Baskerville, e percebe uma enorme semelhança entre Hugo e Stapleton. Com isso, Holmes consegue resolver o mistério, na verdade, o verdadeiro culpado da morte de Sir Charles era Stapleton que também era um Baskerville, que ao saber da lenda, comprou um enorme cão e usou soluções químicas para deixar o animal com uma aparência diabólica.
Como todos conheciam a lenda, ele podia assassinar todos Baskervilles com o cão e ninguém desconfiaria, assim ele iria herdar toda fortuna da família. Após descobrir a verdade, Holmes e Watson resolvem fazer uma armadilha para o cão e para Stapleton. Holmes mandou Sir Henry sair à noite e