TRABALHO DE ECONOMIA 1 SEMESTRE DIREITO
Dito por outras palavras, a economia procura responder á três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o que, como e para quem.
De forma como as sociedades respondem as três questões, resultam diferentes sistemas de organizações econômicas:
Economias centralizadas - para quem os bens são tomados pelo governo. Economias de mercado - é próprio mercado que decide a resposta ás três questões que constituem problemas de qualquer organização econômica.
Enquanto a economia política ocupa-se da descrição de fatos, circunstâncias e relações econômicas, a economia normativa expressa julgamentos éticos e valorativos.
Com freqüência confundem-se o deslocamento das curvas com movimento ao longo das mesmas. Essa é a diferença entre o aumento da procura e o aumento da quantidade procurada.
O modelo de concorrência perfeita é apenas idealizada, pois desconsidera diversos mecanismos da economia, como a existência de monopólios e de externalidades.
Dentro da realidade econômica imperfeita e independente, a intervenção dosada do estado pode melhorar os resultados econômicos.
TEORIA KEYNESIANA
Conjunto de idéias que propunham a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego.
O objetivo de Keynesiamismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir pleno emprego. A teoria não é capaz de alcançar níveis ótimos de produção e emprego sem a intervenção do Estado. Os economistas que se destacam dessa corrente de pensamentos são JOSEPHE STIGLITZ, PAUL SAMUELSOM, ROBERT SOLOW W FRANCO MODIGLIANI.
PÓS KEYNESIANOS
Essa escola tente reformular as idéias de Keynes.Um exemplo é que os agentes possuem