tecnologia
Desde a Revolução Industrial, o planeta não foi mais o mesmo. Com a introdução da indústria no mercado consumidor, o homem sempre esteve disponível, a buscar novos ideais de consumo e para isso ele, a todo momento, desenvolvia técnicas melhores, dinâmicas e acima de tudo produtivas. Depois de saciar o seu objetivo, ele projetava cada vez mais alto, ultrapassando barreiras, limites e obstáculos, chegando até nos dias atuais, quando estamos aqui, tentando sobreviver nessa maré tecnologia que vem submergindo o mundo.
Entretanto, não podemos esquecer, que essa onda tecnológica começou a ganhar mais força ainda neste século, quando foi apresentada à todos, uma minúscula peça, do tamanho de uma unha, o chip de computador, feito pela matéria prima de silício e areia. A partir de então tudo ficaria informatizado, especialmente, nos setores de telecomunicações e transporte, sem esquecer de mencionar que, aproximou as nações e facilitou a circulação de mercadorias e dinheiro. Surge daí o fenômeno da globalização(unificação mundial dos mercados de produtos e financeiros).
Essa rápida evolução e popularização da tem sido fundamental para agilizar o comércio e as transações financeiras entre os países. Em 1960, um cabo de telefone intercontinental conseguia transmitir 138 conversas ao mesmo tempo. Atualmente, com a invenção dos cabos de fibra óptica, esse número subiu para 1,5 milhão. O número de usuários da Internet(rede mundial de computadores), é de cerca de 50 milhões e tende a duplicar a cada ano, o que faz dela o meio de comunicação que mais cresce no mundo. E o maior uso de satélites de comunicação permite que alguns canais de televisão – como as redes de notícias CNN e BBC e a MTV – sejam transmitidos instantaneamente para diversos países. Tudo isso permite uma integração mundial sem precedentes.
Todos nós temos a consciência das virtudes e perigos da aplicação on line em bolsas de valores, a qualquer hora e em qualquer lugar.