Trabalho de ead
A necessidade de confirmação de eficácia terapêutica dos produtos medicamentosos constitui-se em aspecto de preocupação. Há situações em que a margem entre a dose ineficaz do ponto de vista terapêutico e uma dose tóxica é relativamente pequena. É possível considerar também o aspecto econômico, como falsificação de moléculas.
Numa outra abordagem, há que se considerar a situação em que o medicamento não consiste de substância definida que possa ser complemente caracterizada pelas propriedades químicas ou físico-químicas. Particularmente aquelas de origem biológica podem conter misturas de substâncias, por vezes com efeito compatível, sinérgico ou antagônico.
A quantificação de substâncias ativas demanda sempre no emprego de uma avaliação comparativa, frente a um padrão biológico de referência.Pode ser empregado um ensaio macrobiológico ou direto, como o ensaio de insulina empregado em camundongos, ou ainda microbiológico indireto,como o ensaio de estreptomicina e tetraciclina. No segundo caso os dois métodos comumente usados são o de difusão em Agar ( ou em placas) e o turbidimétrico ( ou de tubos), prestando-se particularmente a determinação do teor de medicamentos e fatores de crescimento.
O método de difusão em Agar relaciona o tamanho da zona de exibição (fatores de crescimento) ou inibição (antibiótico) de crescimento com a dose de substâncias ensaiada. Este método é mais comumente empregado para determinação de antibiótico.
O método turbidimétrico considera a relação entre a proporção de crescimento de população microbiana no meio líquido e a concentração de substância ensaiada, sendo mais empregado o doseamento de vitaminas e aminoácidos.
ENSAIO DE DIFUSÃO EM ÁGAR
Doseamento de antibiótico
O ensaio por difusão, desenvolvido para antibióticos, é fundamentalmente um método físico, no qual um microrganismo é usado como revelador o ensaio microbiológico para determinação da potência