Trabalho de difusão
INTRODUÇÃO:1.1 HistóricoO fenômeno da difusão em sólidos foi formalmente comunicado em 1896 por Sir Roberts-Austen*, estudando a difusão do ouro em chumbo. Ele determinou o coeficiente de difusão do Au no Pb e a difusividade do ouro em função do inverso da temperatura.
1.2 Conceito de difusão (transporte de massa)Da mesma forma que acorrente elétrica está associada ao transporte de cargas elétricas através de um fio condutor quando este está sujeito a uma diferença de potencial elétrico, a difusão está associada ao transporte de massa que ocorre em um sistema quando nele existe diferença de potencial termodinâmico (que pode ser proporcional à diferença de concentração química, quando o sistema está em equilíbrio térmico).
Governada por diferentes mecanismos e manifestando-se com magnitudes bastante distintas, a difusão ocorre no interior de sólidos, líquidos e gases. Uma gota de tinta que se dilui na água, é um exemplo de difusão no interior de um líquido. O odor de um perfume que se espalha por uma sala, é um exemplo