Trabalho de Didatica
Linha Teórica:
O conhecimento é organizado com base em informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, visando-se também a capacitação do indivíduo para a tomada de decisões.
Ressalta que o conhecimento é produto da interação homem/mundo e, portanto, os analisa conjuntamente.
Valoriza os fatos sociológicos (regras, normas, símbolos, etc.) e se adequa ao nível mental médio das pessoas que constituem os seus respectivos grupos .
O conhecimento é considerado como uma construção contínua.
Contribuição ao Processo Educacional:
O processo educacional possui um papel muito importante, uma vez que provoca situações desequilibradoras ao aluno (desequilíbrios adequados ao nível intelectual e afetivo de cada criança) para possibilitar a posterior reequilibração com a assimilação dos conteúdos.
Preconiza que a escola deveria começar ensinando a criança a observar, e que os fracassos da educação convencional decorrem essencialmente do fato de fazer com que o ensino principie pela linguagem, ao invés de iniciá-lo pela ação real e material.
A inteligência se constrói a partir da troca do organismo com o meio.
A avaliação do aluno poderá ser realizada de acordo com sua aproximação a uma norma qualitativa pretendida.
Características do Educando:
Aprende através de uma estrutura já existente que provoca uma reestruturação.
É submetido a uma vivência e a um ambiente nos quais possa estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação com os professores.
Características do Educador:
Entende que ambos os pólos da relação (professor/aluno) devem ser compreendidos de forma diferente da convencional, no que concerne a um transmissor e a um receptor de informação.
Cria situações que propiciem condições para que haja reciprocidade intelectual e cooperação, tanto moral quanto racional.
ABORDAGEM HUMANISTA
Linha Teórica:
O ensino é centralizado no aluno.
É derivado da teoria rogeriana sobre