Trabalho de desafios de lógica matemática
Desafio 1: A não ser por pequenas diferenças de formulação, a charada abaixo é idêntica à encontrada no papiro de Rhind, um rolo de pergaminho egípcio contendo tabelas matemáticas e problemas, copiados pelo escriba Ahmes em torno de 1.650 a.C. O papiro matemático de Rhind é uma cópia de um trabalho ainda mais antigo. Foi copiado por um escriba (escriturário egípcio) chamado Ahmes, em 1650 a.C, e por esse motivo também é referenciado por papiro de Ahmes. O papiro foi adquirido por Alexander Henry Rhind[1] em Luxor[carece de fontes], Egito, em 1858. O Museu britânico incorporou-o ao seu patrimônio em 1865, permanecendo em seu acervo até os dias atuais.
"Quando estava indo para St. Ives, encontrei um homem com sete esposas. Cada esposa possuía sete sacos e em cada saco havia sete gatos. Cada gato tinha sete filhotes. Se contarmos os filhotes, os gatos, os sacos e todas as pessoas citadas neste problema, quantos estavam indo para St. Ives ? "
Outro do Papiro de Rhind
Se te digo, divide 10 héqats de cevada por 10 homens, de tal maneira que a diferença entre cada homem e o seu vizinho seja em héqats de cereal, 1/8, qual é a parte que cabe a cada homem?
outro:
"Uma quantidade , somada a seus 2/3, mais a metade e mais a sua sétima parte perfaz 33. Qual essa quantidade? "
Padres e Canibais
Três padres estão levando três canibais à uma missão. Em um determinado momento, eles se vêem à margem de um rio. Todos devem chegar ao outro lado. Há uma canoa para que eles façam a travessia, porém cabem apenas duas pessoas nela. Além disso, o número de canibais em um lado do rio nunca pode ser superior ao número de padres, caso contrário são devorados. De que modo eles atravessaram o rio, sem que nenhum padre virasse comida dos