Trabalho De Dependencia Em Grupo 2015
PRODUÇÃO TEXTUAL iNTERDISCIPLINAR EM GRUPO (DP)
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização do trabalho pedagógico na educação infantil, Reflexão e pesquisa, Alfabetização e Letramento, Ludicidade e educação.
Januária – MG
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa conhecer as possibilidades de oferta de brinquedoteca escolares de um município. Empreender a atitude investigativa, apresentando um estudo sistemático no contexto municipal.
O brincar, atividade inerente à vida humana em todas as fases da vida, é imprescindível na infância, momento onde o desenvolvimento físico-motor, intelectual, afetivo e social deve ser efetivado de maneira integral. Portanto, este trabalho traz um estudo sobre a importância do lúdico na formação da criança, iniciando por um breve resumo do histórico-social da infância e o seu direito adquirido legalmente quanto à educação e o brincar e a realidade vivenciada pelas crianças nas instituições escolares, em relação a ter um espaço específico para brincadeiras: a Brinquedoteca.
A brincadeira faz parte das culturas que vem se repassando ente os povos e entre esses de geração a geração. O brincar trás felicidade e torna o ambiente alegre. O brincar é inerente ao ser humano, pois é uma das primeiras coisas que a criança desde muito pequena faz. Na fase da descoberta, o bebê elege como brinquedo partes do seu corpo (pés, mão) e depois os brinquedos.
A BRINQUEDOTECA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE ITACARAMBI
A história social da criança foi construída aos longos dos séculos, pois cada época teve o seu conceito particular de “infância”. Na Antiguidade e Idade Média, a criança era um ser rejeitado, desvalorizado, tratado com indiferença, sendo inserida no mundo adulto na idade da razão (7anos) sem preocupação com as suas