Citoplasma e organelas celulares
MANUELA VIEIRA
CITOPLASMA E AS ORGANELAS CELULARES:
ESTRUTURAS E FUNÇÕES
Palhoça
2015
MANUELLA VIEIRA
CITOPLASMA E AS ORGANELAS CELULARES:
ESTRUTURAS E FUNÇÕES
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Odontologia, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito para a matéria de Morfofisiologia Celular.
Orientador: Prof. Ricardo P.
Palhoça
2015
sumário
1 introdução 3
2 CITOPLASMA 4
2.1 CITOESQUELETO 5
2.2 HIALOPLASMA 5
3 ORGANELAS CELULARES 7
3.1 MITOCÔNDRIAS 7
3.2 LISOSSOMOS 8
3.3 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO 8
3.3.1 Reticulo endoplasmático rugoso 9
3.3.2 Retículo endoplasmático liso 9
3.4 RIBOSSOMOS 9
3.5 COMPLEXO DE GOLGI 10
3.6 PEROXISSOMOS 10
REFERÊNCIAS 11
1 introdução
As células são formadas por membrana plasmática, núcleo e citoplasma. Neste projeto de pesquisa o nosso foco são o citoplasma e as organelas nele presentes. O citoplasma é o espaço intracelular, o qual se encontra preenchido por um líquido gelatinoso, o citosol. As organelas celulares funcionam como os “órgãos” das células, cada uma com suas determinadas composição química, estrutura e função especifica para o funcionamento da célula.
2 CITOPLASMA
Os primeiros citologistas acreditavam que o interior da célula viva era preenchido por um fluído viscoso, no qual o núcleo estava mergulhado. Esse fluido recebeu o nome de citoplasma (do grego kytos, célula, e plasma, líquido). Além da parte fluida, chamada de citosol, o citoplasma pode conter diversos tipos de estruturas, cada qual com funções específicas.
As únicas estruturas presentes tanto no citoplasma de células procarióticas como no de células eucarióticas são os ribossomos, pequenos grãos formados por proteínas associadas a um tipo de ácido nucléico denominado ácido ribonucléico ribossomico (RNAr).
O citoplasma das células procarióticas apresenta organização relativamente simples, não possuindo sistemas de membranas nem estruturas