TRABALHO DE CUSTO OR AMENTO
O planejamento orçamentário começou a ser difundido na década de 20, mas, no Brasil, somente começou a ser introduzido no setor público por força da lei 4.320 de 1964, sendo mais tarde introduzido, também, nas empresas privadas.
O processo orçamentário compreende as técnicas de planejar, coordenar, controlar e avaliar as operações de uma empresa, de acordo com objetivos previamente estabelecidos.
O planejamento orçamentário, com sua associação ao custo-padrão, constitui-se em ferramenta indispensável para que a empresa possa controlar suas atividades em direção aos seus objetivos.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Este trabalho tem como objetivo mostrar que, o orçamento de custos, almeja, controlar, planejar e avaliar as operações de uma empresa.
O orçamento, como instrumento de planejamento, permite que o empreendedor mantenha os gastos ajustados aos seus objetivos empresariais e tenha um parâmetro de comparação para verificar possíveis desvios antes que seja tarde demais. O instrumento serve para orientar sobre os diversos aspectos do planejamento orçamentário e sua relação com os custos da empresa. O orçamento de custos integra aspectos operacionais e financeiros, visando fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos das partes da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação e a utilização dos recursos. Serve também para comunicar aos donos e administradores, as intenções e realizações da empresa e para que estes possam avaliar se a realidade da empresa está de acordo com aquilo que desejam dela.
2.2 Objetivo Específico
Hoje nas empresas de pequeno, médio e grande porte é essencial as etapas do orçamento, por exemplo ter uma média de quanto vai vender, quanto vai precisar de matéria-prima, quanto de mão de obra e quanto tempo.
Desse modo os gestores têm uma previsão dos processos da empresa, definem direção a seguir, tomam decisões antecipadas para evitar imprevistos.
No