Pesquisa Recente Sobre Transgenicos 2
Cientistas pedem dados de estudo que liga transgênicos a câncer
Pesquisadores criaram abaixo-assinado pedindo explicações a autores.
Estudo francês divulgado na semana passada teve grande repercussão.
Tadeu MeniconiDo G1, em São Paulo
9 comentários
Camundongo com tumor usado em pesquisa com transgênicos na França (Foto: Criigen/AFP)
Uma pesquisa publicada na semana passada, que ligou o consumo de milho transgênico ao surgimento de tumores em cobaias, está sendo motivo de debates no meio científico.
Um grupo de cientistas criou um abaixo-assinado para pedir aos autores que divulguem os dados completos do estudo, para que a argumentação se torne mais clara para todos. No início da tarde desta quarta (26), já havia mais de 350 assinaturas.
Os cientistas dizem que o trabalho liderado por Gilles-Eric Seralini, professor da Universidade de Caen, na França, publicado pela revista “Food and Chemical Toxicology”, omite dados que comprometem a compreensão da pesquisa.
Alimentos transgênicos são aqueles modificados em seu material genético, com o objetivo de alterar suas características naturais, aumentando sua produtividade.
Os críticos questionam a metodologia usada pela equipe de Seralini. No estudo, diferentes grupos de camundongos consumiram três tipos de milho: um transgênico, sem herbicida; um transgênico tratado com Roundup – um herbicida bastante comum –; e um milho não transgênico tratado com Roundup.
No entanto, segundo os que questionam o trabalho, os roedores receberam diferentes quantidades do alimento. Além disso, haveria também diferenças entre o restante da alimentação dos animais – o que eles comeram, além de milho.
“Qualquer conclusão que se tirar desse estudo não é válida”, afirmou a bióloga Lúcia de Souza, da Iniciativa de Pesquisa e Regulação Pública, que trabalha na Suíça, numa entrevista coletiva por telefone organizada pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), uma organização brasileira