Trabalho de Cultura Brasileira
Aluna: Aghata dos Anjos Del Boca
Matrícula: 20134013
Tarefa: Procure um tema (ou se preferir mais de um), sobre o qual você não falou bem em uma das questões da VA, faça uma pesquisa e disserte sobre o tema escolhido.
Questão abordada: Questão nº 2. (seguindo sugestão do professor Sady Bianchin)
Tema escolhido: A formação do povo brasileiro.
No Brasil, podemos dizer que a formação do povo brasileiro assim como a definição de sua cultura se deve a diversos fenômenos. Darcy Ribeiro em “O povo Brasileiro” e Sérgio Buarque de Hollanda em “Raízes do Brasil” descrevem bem alguns deles.
O primeiro fator determinante nessa equação é a forte miscigenação étnica, que se constituem a partir de matrizes indígenas (destacando a tupi-guarani), luso-europeias (predominantemente os nossos colonizadores portugueses) e mais tarde as raças negras africanas (oriundas do processo escravo). Todos esses povos que se distinguem culturalmente exerceram fortes influências em nosso povo ao longo da nossa história. Através da assimilação de hábitos e traços culturais, em especial das culturas indígenas e africanas, nos tornamos uma subcultura portuguesa, com características próprias, perfeitamente identificáveis, e que hoje possuem inúmeras outras subculturas como a carioca, paulista, a caipira, nordestina e gaúcha por exemplo.
Sobre a herança indígena, pouco valorizada atualmente, podemos dizer que é um erro defini-la como uma “cultura indígena” – num sentido independente da brasileira. Afinal, tratam-se de várias culturas (xavante, ianomâmi, xerente, terena, tupi-guarani, pataxós, guarani, etc.) e o termo “indígena” apenas se refere aos povos que aqui se encontravam antes da vinda dos europeus. Ou seja, os índios, nada mais são do que brasileiros (pelo menos até que se prove ao contrário). Portanto, a partir do momento que se reforça a cultura indígena, estamos reforçando a nossa própria cultura.