Trabalho de cultura contemporânea brasileira
Cultura clássica/erudita:
Essa cultura, proveniente de estudos sobre diversos assuntos, tais como: medicina, tecnologia, antropologia, etc, é uma cultura que traz muitos benefícios para toda uma população, pois, os estudos realizados tem como resultado inovações significativas, descobertas importantes, avanços nas áreas médicas e de informática.
E é através das artes que identificamos melhor a característica desse tipo de cultura. Johan Sebastian Bach e Michelangelo são alguns dos mais importantes artistas precursores desse tipo de cultura.
Este tipo de cultura, a qual envolve muito estudo, possui em sua maioria a elite de uma sociedade, pois, exige-se muito investimento em termos de pesquisa para que apareçam resultados significativos, ou seja, a elite comanda esse tipo de arte por ter condições de financiar os estudos para a produção de conhecimento.
Cultura de massa/indústria cultural e a cultura pop:
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.
É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida. Ao contrário da 'cultura de elite', a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo, as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado