Trabalho Cultura Brasileira
Aluna: Thaís Spreafico
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, convencidos de que são melhores do que os outros.
Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias não necessariamente verdadeiras.
Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.
Este fenômeno universal pode atingir proporções drásticas, quando culturas tecnicamente mais frágeis entram em contato com culturas mais dominantes e avançadas. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferente cultura.
Os costumes religiosos causam grande estranhamento, pois cada um só está acostumado com os costumes do próprio povo. Com isso acabaram surgindo inúmeras disputas mundiais simplesmente pelo fato de um não querer aceitar o outro como é.
Muitos países, após serem “descobertos” pelos países europeus, tiveram que deixar de falar sua língua nativa para aprender um novo idioma.
Atualmente conseguimos ver facilmente vários exemplos relacionados ao etnocentrismo, como por exemplo o questionamento da nudez dos índios, das burcas dos muçulmanos, o kilt dos escoceses, ou até mesmo a moda de cada país. Quem disse que cabelo liso é mais bonito que o crespo? Por que tantas mulheres pintam o cabelo de loiro? Por que ser tão magra? A vontade de se encaixar em algum tipo de eixo é tão grande que acabam fazendo não pela própria vontade, ou pela saúde, mas para da sociedade. Para não serem descriminadas ou deixadas de lado pois não seguem a moda.