Trabalho de css
O que é CSS ?
Sigla em inglês para Cascading Style Sheet ( Folha de estilo em cascata ). É um método simples utilizado para definir a apresentação de documentos escritos por uma linguagem de marcação.
Qual a utilidade do CSS?
Com o CSS podemos eliminar do código elementos e atributos de formatação, o que deixará o código mais limpo e ao mesmo fazendo a separação entre marcação e exibição, o que quer dizer é que, o html destina-se a estruturar e marcar o conteúdo enquanto a CSS se responsabiliza pelo visual do documento.
HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página enquanto a CSS define cores, posicionamentos, estilos de linhas, bordas e tudo o que se refere à apresentação da página.
Esse benefício dessa separação permite, por exemplo, a alteração da aparência de várias páginas html apenas modificando um arquivo ao ter que sair alterando todas as páginas do site.
CSS, suas versões e suporte
O suporte ao CSS pode variar. O Internet Explorer 6, por exemplo, tem suporte total a CSS1 e praticamente nulo a CSS2. Navegadores mais recentes como Opera, Internet Explorer 7,8 e 9 e Mozilla Firefox tem suporte maior, inclusive até a CSS 3.
Sintaxe e exemplos
As folhas de estilos são aplicadas aos elementos do HTML e XHTML, como por exemplo, aos elementos table, body, p, h1 etc. Na CSS esses elementos são chamados de seletores.
É preciso escolher os seletores que receberão determinadas propriedades de formatação e então atribuir valores às propriedades escolhidas.
Seletor { propriedade1: valor1;propriedade2:valor2; ... }
Propriedade é o atributo HTML ao qual será aplicada a regra.
Valor é a característica específica a ser assumida pela propriedade.
Na sintaxe é preciso primeiro, indicar o seletor abre chave para iniciar as declarações de propriedade e valor. Logo a abertura da chave, indica a propriedade, seguida de “:” dois pontos para definir seu valor.