trabalho de corte plasma
Plasma
Sabemos que a matéria pode se apresentar nos estados sólido, líquido e gasoso. Entretanto, há um estado chamado plasma, conhecido também como o quarto estado da matéria.
Para uma visão geral de como se preduz o plasma, pode-se tomar como exemplo a água.
Considerando os três estado físico da matéria, sólido, líquido e gasoso, tem-se o gelo, a água e o vapor. A diferença básica entre esses três estados é o quanto de energia existe em cada um deles se adicionarmos energia sob forma de calor ao gelo, ele se transforma em água. E se adicionarmos mais energia a essa água, ela se transformará em vapor, separando-se em dois gases: Hidrogênio e oxigênio.
Se continuar a adição de energia ao vapor, algumas de suas propriedades são alteradas, com a temperatura e características elétricas. Esse processo é chamado ionização, e quando isso acontece s gases tornam-se plasma.
O plasma é um condutor elétrico, e quanto menor for o local em que ele se encontrar, tanto maior será sua temperatura. Para entendermos melhor como isso ocorre, podemos tomar como exemplo uma corrente elétrica passando pelo um fio. Se estreitarmos o fio por onde passa a corrente elétrica, a resistência à passagem da corrente almenta, almentando também a tensão entre os elétrons e, conseqüentemente, a temperatura do fio.
Surgimento do processo de corte a arco plasma.
Em 1950, o processo TIG (gas inerte de tungstênio) de soldagem estava implantado com um método de alta qualidade para soldar metais nobres. Durante o desenvolvimento desse processo, os cientistas envolvidos no trabalho descobriram que se reduzissem o diâmetro do bocal por onde saía a tocha de gás para soldagem, as propriedades do arco elétrico do equipamento de soldagem ficavam bastante alteradas. A redução do diâmetro de saida comprimia o arco elétrico, açmentando a velocidade e a temperatura do gás. O gás, ionizado, ao sair pelo bocal, em vez de soldar, cortava metais.
Características do arco de plasma
As