Trabalho de contabilidade
➢ INTRODUÇÃO:
• Aspectos do Patrimônio:
O patrimônio pode ser observado sob o Aspecto QUALITATIVO e Aspecto QUANTITATIVO.
Aspecto QUALITATIVO: focaliza o patrimônio da entidade em dado momento, sem considerar o valor monetário de cada elemento.
Exemplos: prédios, terrenos, dívidas com fornecedores, direitos com clientes, móveis, equipamentos, veículos, dívidas com bancos.
Aspecto QUANTITATIVO: focaliza o patrimônio da empresa, traduzindo em valor monetário cada elemento. Possui 3 divisões básicas :
➢ ATIVO – constitui os bens e direitos da entidade, expressos em moeda;
Caixa e Bancos (ambos constituem disponibilidades financeiras imediatas ), Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a Receber, Clientes ( estes últimos sendo quantia que terceiros devem à entidade em virtude de transações de crédito, como empréstimos de dinheiro ou vendas a prazo ) são alguns dos bens e direitos que uma empresa normalmente possui.
TODOS OS ELEMENTOS COMPONENTES DO ATIVO ACHAM-SE DISCRIMINADOS NO LADO ESQUERDO DO BALANÇO PATRIMONIAL.
➢ PASSIVO – constitui as obrigações a pagar da entidade, ou seja, os valores que a entidade deve para terceiros;
Títulos a Pagar, Contas a pagar, Fornecedores, Salários a Pagar, Impostos a Pagar, Hipotecas a Pagar são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade.
TODOS OS ELEMENTOS COMPONENTES DO PASSIVO ESTÃO DISCRIMINADOS NO LADO DIREITO DO BALANÇO PATRIMONIAL.
➢ PATRIMÔNIO LÍQUIDO – é a diferença entre o ativo e passivo, em determinado momento.
O patrimônio Líquido de uma entidade pode ser proveniente das seguintes fontes: - Investimentos: efetuados pelos proprietários em troca de ações, quotas ou outras participações. - Lucros: acumulados na entidade como fonte adicional de financiamento.
EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO:
Já que na maioria das entidades o Ativo (bens e direitos) suplanta o Passivo ( obrigações ) , a representação mais comum de seu