TRABALHO DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL
QUESTÃO 2
=> A DVA é uma demonstração na qual o Sr. Aciolli possui maior prazer em elaborar. Ele o faz porque a empresa e seus funcionários podem perceber o quanto a empresa vem crescendo e como tais recursos são distribuídos. Em função deste posicionamento ele a prepara desde 2009. Comente.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é uma demonstração obrigatória para as companhias abertas no Brasil, que tem por objetivo desenvolver conceitos econômicos, destacando o quanto a empresa adiciona valor em seu processo produtivo, o que reflete na ampliação dos horizontes de seus usuários.
Com este conceito, percebemos que a DVA tem um papel super importante na medida em que irá fornecer informações essenciais sobre a riqueza gerada pela entidade, bem como, a aplicação desta riqueza na mesma. Tem também a função de destacar qual a parcela de contribuição da empresa para a formação do PIB. 1ª Hipótese: No caso da empresa do Sr. Aciolli ser considerada como Grande porte, esta tem a obrigação de publicar a DVA, tendo em vista sua principal função, de demonstrar aos investidores os conceitos econômicos da entidade em relação ao valor agregado de sua riqueza. 2ª Hipótese: Se a empresa do Sr. Aciolli for considerada de Médio ou Pequeno porte, ela não tem a obrigatoriedade de publicar a DVA, pois esta demonstração nem chega a ser citada no CPC-PME. Caso esta seja feita, servirá para controle interno da entidade.
***De acordo com o item 3.17 do Pronunciamento Técnico aplicado às Pequenas e Médias Empresas – PMEs, define quais são as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas por estas empresas. O conjunto completo de demonstrações contábeis da entidade deve incluir todas as seguintes demonstrações: (a) balanço patrimonial ao final do período;
(b) demonstração do resultado do período de divulgação;
(c) demonstração do resultado abrangente do período de divulgação. A demonstração do resultado abrangente pode ser