Trabalho De Contabilidade Internacional
Tendo em vista à convergência das normas contábeis nacionais brasileiras às normas internacionais, evidenciamos um cenário contábil com o enfoque na transparência e credibilidade em suas informações aliados à padronização, o dialogo e a compreensão das mesmas entre as nações.
Ao analisarmos as operações de arrendamento mercantil e suas contribuições econômicas evidenciadas ao longo dos anos, constatamos que a operação de leasing, tem sua origem na antiguidade, sendo que eram atribuidas às terras e instrumentos de trabalho. técnica esta utilizada pelos Norte Americanos com o intúito de promover arrendamento sobre os equipamentos e máquinas bélicas sob forma de empréstimos aos aliados durante a segunda guerra mundial a fim de recebê-los de volta sem ter que comprá-los.
No Brasil a operação Lease é conhecida como arrendamento mercantil. Porém esta ideia é fundamentada na concepção econômica de que os rendimentos de determinado bem provém do uso e não da propriedade. Aliás, a evolução do arrendamento mercantil, como fonte de financiamento no Brasil, deu-se basicamente na modalidade de leasing financeiro.
Os principais aspectos da norma IAS 17 são:
1- Objetivo:
Definir, para arrendadores e arrendatários, as práticas contábeis e as divulgações adequadas para arrendamentos financeiros e operacionais.
2- Alcance:
Aplica-se a todas as operações de lease que não sejam contratos de arrendamento estabelecidos para explorar ou usar recursos não regenerativos, como minerais, petróleo e gás natural, e também, contratos de licenciamento para itens tais como filmes, vídeos, peças de teatro, manuscritos, patentes e direitos autorais (copyrights). E, ainda, essa Norma não deve ser aplicada para os seguintes bens arrendados: propriedades para investimento (IAS 40) e ativos biológicos (IAS 41).
3- Definição:
Arrendamento é definido como um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um