Trabalho de conforto acústico de auditório
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO DE PESQUISA, CAMPO E EXPERIMENTOS
AUDITÓRIO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO - UNIFAP
Autores: Antonio Gama, Enielson Almeida, Jean Leitão, Jéssica Espíndola, Jessica Furtado
Resumo
Os aspectos acústicos, na grande maioria dos casos, são indissociáveis da função que um espaço arquitetônico deve cumprir. O auditório é um exemplo de uma sala que deve ser concebida para se ouvir com clareza e nitidez a palavra falada, caso contrário, será um espaço mal sucedido. Existem diversos fatores que influenciam o resultado acústico de um espaço e controlá-los é fundamental quando se trata de espaços com necessidades acústicas específicas.
O tema desta pesquisa abordou o tratamento acústico do Auditório do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amapá. Este local serve para realização das reuniões, eventuais palestras e defesas de monografias. Portanto, o tratamento acústico especificamente neste caso, é uma das formas viáveis para se alcançar um conforto em relação a palavra falada.
A proposta que apresentamos neste trabalho não é de crítica ou mesmo de mudança do espaço, mas sim de um aperfeiçoamento ou adequação para um bom desempenho acústico, a partir do estudo e das manifestações acústicas detectadas.
Palavras Chave: Conforto Ambiental, Desempenho Acústico, Reverberação Sonora, Tratamento Acústico, Auditório.
SANTANA - AMAPÁ
BRASIL
1. INTRODUÇÃO Desde tempos remotos, o tratamento acústico vem se tornando preocupação por parte de quem têm interesse por empreendimentos como teatros, anfiteatros, auditórios e outras formas de construções, considerando que a qualidade acústica afeta diretamente a qualidade com que o som será propagado no ambiente, garantindo, assim, um cenário harmonioso. O estudo da propagação do som nos espaços fechados, sobretudo quando se projeta uma sala de