Trabalho de comunicação - a construção do texto
Trabalho de comunicação Professor: Fabrício da Cunha Wolff Curso: Tecnologia em Logística Tecnologia em Processos gerenciais IBES SOCIESC
BLUMENAU
2011
SUMÁRIO
1 A CONSTRUÇÃO DO TEXTO 1
2 PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA CONSTRUIR UM TEXTO 1
3 OS ERROS MAIS COMETIDOS EM REDAÇÃO 1
1 A CONSTRUÇÃO DO TEXTO
Para a construção de um texto é preciso à junção de vários fatores que dizem respeito aos aspectos formais e relações entre o texto e os elementos que o circundam, ou seja, falante, ouvinte, situação. Um texto bem construído e bem interpretado vai apresentar a textualidade, que é um conjunto de características que fazem de um texto, e não um sequência de frases. Existem sete aspectos que são responsáveis pela textualidade:
• Coerência: Responsável pelo sentido do texto. Um texto é coerente quando compatível com o conhecimento de mundo do receptor.
• Coesão: É a ligação da relação, da conexão, entre as palavras de um texto, com elementos formais que tem vínculo entre seus componentes.
• Intertextualidade: São os fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros.
• Intencionalidade: É o esforço que o produtor do texto tem em construir uma boa comunicação. O texto deverá ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz.
• Aceitabilidade: O texto que é produzido deve ser também compatível com a expectativa do receptor. Permitem-se falhas, sem que haja vazios comunicativos. Isso acontece porque o receptor se esforça em compreender os textos produzidos.
• Informatividade: É a medida no qual as ocorrências de um texto são esperadas, ou não, pelo receptor. O ideal é que o texto se mantenha num nível médio de informatividade.