Senhor
Luiz Alberto de Farias, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e da Faculdade Cásper Líbero (Facásper).
Com apoio de uma plêiade de autores de uma nova geração de pesquisadores, a obra oferece ao leitor diversas visões críticas de conceitos distintos e complementares que contribuem para a construção dos campos teórico e prático do universo das relações públicas no país. A publicação reflete o crescimento da área em todo o mundo e a importância da construção de uma boa reputação empresarial nas atividades de planejamento das organizações.
O diferencial da obra reside em dois aspectos que considero fundamentais para as relações públicas, mas que muitas vezes vejo negligenciados por autores, profissionais e pesquisadores da área: a preocupação com a recepção das mensagens por parte das organizações; e a visão estratégica das relações públicas e de todas as suas ferramentas, para o planejamento global das corporações.
Esses propósitos ficam claros, já na introdução da obra, quando Luiz Alberto de Farias afirma que “por relações públicas (...) compreende-se um campo realmente complexo, porque muitos acreditam piamente tratar-se de um espaço exclusivo para emanação de informações, sem levar em conta que até mesmo que o não comunicar comunica”.
Pensar e administrar estrategicamente a comunicação organizacional pressupõe o entendimento e a aplicação de uma série de conceitos e estratégias.
Vários deles são apresentados e discutidos pelos diversos especialistas que emprestam suas ideias à obra. A coesão dos textos leva o leitor à construção de um vasto painel de ferramentas e estratégias que permitem ao planejamento ano 7 • número 13 • 2º semestre de 2010 • organicom 247