Trabalho de comunicacao e expressao 2o Bimestre
Curso: Pedagogia
Valor: 5.0
Professor (a): Fabíola Souza Almeida D’Cezari.
Aluno (a): Laiz Piona Engellender.
Turma: Ped01NA QUESTÃO 1: Na obra: Para entender o texto de Platão e Fiorin, faça um resumo dos caitulos: Considerações sobre a noção de texto (capitulo 1); narração (capitulo 32) e descrição/dissertação (capitulo 33). (1,0)
Lição 01: Considerações sobre a noção de texto
A palavra texto é familiar a qualquer pessoa ligada a pratica escolar. Ela aparece com alta frequência no linguajar cotidiano, tanto no interior da escola, quanto fora de seus limites. Por causa exatamente dessa alta freqüência de uso, todo estudante tem noção sobre o que significa texto.
Nesta lição introdutória, vamos fazer duas considerações fundamentais sobre a natureza do texto:
Primeira consideração: o texto não é um aglomerado de frases. Desse modo, não pode isolar frase alguma do texto e tentar conferir-lhe o significado que se deseja. Convém enfatizar que toda leitura, para não ser equivocada, deve necessariamente levar em conta o contexto que envolve a passagem que está sendo lida, lembrando que esse contexto pode vir manifestado explicitamente por palavras ou pode estar implícito na situação concreta em que é produzido.
Segunda consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla. Nenhum texto é uma peça isolada, nem a manifestação da individualidade de quem o produziu. De uma forma ou de outra, constrói-se um texto para, através dele, marcar uma posição ou participar de um debate de escala mais ampla que está sendo travado na sociedade. Até mesmo uma simples noticia jornalística, sob aparência de neutralidade, tem sempre alguma intenção por trás.
Lição 32: Narração
As pessoas habituadas a ler já tomaram contato com textos dos mais variados tipos e já perceberam que é possível classificá-los de maneiras diversas: textos poéticos e textos científicos; textos em versos