ESTUDO DIRIGIDO POTENCIAL DE A O 1
Dependência de Fisiologia e Biofísica 1
Aula: 19/09/2015
Prof. Marcos Leandro Pereira
Aluno: __________________________________________________________________
1. Fisiologicamente, sabemos que as células neurais e as células musculares são excitáveis. Quando submetidas a um estímulo externo elas sofrem variações no seu potencial de membrana. Explique como se denomina, origina e propaga essa variação ao longo das células. 2. Quando as células se encontram estáveis ao meio, os potenciais de membrana não se alteram. Como se chama esse potencial? Justifique.
3. Esquematize em um gráfico um potencial de ação de uma célula nervosa. Apresente: potencial de repouso da membrana, potencial limiar, despolarização, potencial de ponta, repolarização e hiperpolarização.
4. Descreva detalhadamente os mecanismos de despolarização, repolarização e hiperpolarização.
5. O íon sódio é essencial para que ocorra a despolarização e um neurônio e geração de um potencial de ação. Explique como este íon influência na alteração do potencial da membrana.
6. Apresente como ocorre o fenômeno do tudo ou nada para a gênese do potencial de ação.
7. O período entre um potencial de ação e outro é denominado de período refratário. O que causa o período refratário absoluto? O que causa o período refratário relativo?
8. Mencione qual a importância da bomba sódio-potássio na geração do potencial de repouso da membrana.
9. Explique com base no fluxo de íons através da membrana celular, como ocorre a propagação do potencial de ação e a velocidade de sua condução.
10. O ponto de ligação entre as células é denominado sinapse. Qual a função das sinapses? Explique as sinapses excitatórias, inibitórias e elétricas.
11. O que queremos dizer quando nos referimos aos canais de sódio e potássio como sendo rápidos e lentos, respectivamente? Justifique.
12. O que é a condução saltatória causada por fibras de mielina?
13. Considere uma célula hipotética onde o interior está separado