Trabalho de Competências Transversais
JANILDES SUELI METZ MACHADO
LIEVE TAIANE GRUBER ANZOLIN
SILVANI POLUCENA BORGHEZAN
A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CAE
Trabalho final apresentado ao Curso de Competências Básicas promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
NOVA PRATA DO IGUAÇU – PR
2013
1. INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, no município de Nova Prata do Iguaçu atende as necessidades nutricionais de aproximadamente 1200 alunos compreendendo alunos da rede municipal de ensino e filantrópica – APAE. Já a alimentação dos alunos da rede estadual de ensino é de responsabilidade do Estado.
A forma de gestão do Programa é centralizada, desta forma a Prefeitura Municipal recebe os recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (tal qual é baseado no número de alunos do censo escolar realizado no ano anterior), em seguida adquire os gêneros alimentícios por meio de processos licitatórios ou outras formas semelhantes de compra, e distribui os alimentos nas escolas.
No mínimo 30% dos recursos recebidos são aplicados na compra de gêneros alimentícios direto da Agricultura Familiar, Programa chamado de Compra Direta, o qual permite tornar as refeições mais saudáveis e com qualidade, pois são adquiridos alimentos mais frescos, consequentemente mais nutritivos. Esta compra também contribui no desenvolvimento econômico local e fortalecimento da agricultura familiar. Outro Programa vigente no município é o Fome Zero, um Programa do Governo Federal onde são distribuídos alimentos a fim de garantir a segurança alimentar dos alunos e complementar as refeições.
Os cardápios das escolas municipais são elaborados pela nutricionista responsável, a qual utiliza alimentos básicos, provenientes destes Programas, respeitando as referências nutricionais, a cultura alimentar local, levando sempre em conta a diversificação agrícola da região. Os cardápios