trabalho de comercial tales
COMPRA E VENDA MERCANTIL
COMPRA E VENDA DE EMPRESAS
INTRODUÇÃO
A compra e venda de empresas, é uma acontecimento complexo, no qual existe uma desconfiança, entre, potencial vendedor e potencial comprador, por isso informações reservadas, estratégicas e confidenciais da empresa que darão certeza de que o comprador estaria fazendo uma boa aquisição, são passadas a este conforme fica vinculado ao vendedor, para evitar que aquele aproveite da situação para adquirir informações importantes da empresa que está sendo negociada. Com isso a negociação de compra e venda de empresas se dá em três fases sendo elas: Fase Preliminar, Fase de Auditoria, e Fase Negocial, e por último se houver negociação o fechamento do contrato de compra e venda da empresa.
FASE PRELIMINAR
Nesta fase o comprador tem acesso a informações genéricas e públicas, e não às informações reservadas, estratégicas e confidenciais da empresa. Também nesta fase as partes estabelecem alguns atos, declarações de vontade, clausula de exclusividade – onde o vendedor não pode negociar a empresa por uma prazo estipulado -, clausula confidencialidade, preço inicial, ou seja, condições em que se darão as negociações e fases posteriores, e condições da auditoria que é a próxima fase da negociação. As partes nesta fase não ficam vinculadas a contratar, pois assinam clausula de não vinculação, sendo assim, o que acontece nesta fase são tratativas.
FASE DE AUDITORIA
Segunda fase de negociação da empresa, aqui o comprador tem acesso a informações reservadas da empresa e não estratégicas, nesta fase o potencial comprador, como estipulado as condições na fase preliminar, irá fazer uma auditoria da empresa negociada, no Brasil essa auditoria é conhecida como due diligence, verifica-se a parte contábil, fiscal, imóveis da empresa entre outras informações necessária para convicção do comprador, esta fase só ocorrerá se o comprador não for sócio minoritário de um S/A por exemplo, pois,