Pedra do Sal
Centro Universitário Carioca
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ALUNOS: Roberto Junior, Luis Felipe, Filipe Borges Zanella, Gean Henrique e Tainá Rocha.
TURMA: 831INT – 2015/1.
RIO: 450 ANOS
PEDRA DO SAL
Gentileza gera gentileza.
Pedra do Sal
A Pedra do Sal é um lugar importante para a história dos negros no Brasil e foi lá que, há mais de 200 anos, apareciam os primeiros sons que dariam origem ao samba.
I. Um monumento histórico e religioso localizado no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro – RJ. É um local de especial importância para a cultura negra carioca e para os amantes do samba e do choro. Também é muito frequentado por turistas que visitam o Rio de Janeiro. É considerada núcleo simbólico da Pequena África: onde se encontra a Comunidade Remanescentes de Quilombos, locais habitados por escravos alforriados. Seu nome tem origem no fato de ser o local onde se escoava o sal, que era usado como moeda de troca. Também já foi um ponto de troca e venda de escravos trazidos de navio.
II. No século XVI, um grupo baiano se instalou na Pedra do Sal, onde a moradia era mais barata e mais perto do Cais do Porto, onde as oportunidades de emprego como estivador e outros cargos eram promissoras.
III. No século XVIII, a Pedra do Sal se torna ponto de encontro da cultura negra, com sua importância baseada nos valores afetivo e cultural. As casas de candomblé tiveram uma importância fundamental nessa situação. O terreiro de João Alabá foi um dos mais simbólicos pontos. As tias baianas se encontravam nesse espaço dedicado ao culto às religiões afros.
IV. No século XX, muitos sambistas que vieram a ser consagrados na música brasileira se mudaram para a Pedra do Sal. Donga, João da Baiana, Pixinguinha e outros. A região virou um ponto de encontro de sambistas que trabalhavam como estivadores.
V. Em 20 de novembro de 1984, a Pedra do Sal foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio