Pedras Nos Rins
As ditas ‘’pedras nos Rins’’ não são nada mais nada menos que: mineras acumulados. Ou seja, existem vários tipos de cálculos/pedras, as de cálcio, as de cistina, as de estruvita, e as de ácido úrico. (Não sei qual é o seu caso, mas suponho que seja de cálcio por ser o mais comum mas, como deve ter feito analises a todos estes tipos se for ver nas análises o que estiver em maior quantidade é o seu caso.) O problema é quando uma destas coisas está em excesso, e não são eliminadas pela urina por falta de água ou outras razões juntam-se com outras substâncias e formam a dita ‘’pedra’’.
No caso de, cálculo por cálcio deve evitar comer coisas ricas em cálcio, como por exemplo, espinafres, nozes, chocolates, brócolos, leite, etc.
No geral, deve:
-> Beber por dia entre 2L a 3L de água
-> Fazer caminhadas diárias de pelo menos meia hora
-> Reduzir a quantidade de sal e proteínas nas refeições, ou seja, com isto também, consumir pouca carne vermelha pois grande quantidade de proteínas animal aumenta a acidez da urina e incentiva a eliminação de cálcio pela urina, favorecendo a formação de cristais.
-> Deve comer frutas cítricas como laranja, limão (por exemplo sumo de limão) e acerola pois dificultam a tal junção das substâncias que formam as pedras. No entanto, como a laranja tem muita vitamina C, não pode exagerar na quantidade porque a Vitamina C aumenta o oxalato que é uma das substâncias que, por exemplo, se for o seu caso de cálculo de cálcio, este junta-se com o cálcio que já lá tem acumulado e forma ou aumenta mais a pedra.
-> Café também faz bem
-> O vinho ainda não está cientificamente provado que faz mal, há muitas contradições neste ponto, á quem diga que não faz e há quem diga que faz, por isso, como eu acho que deve fazer e a maior percentagem dos médicos também é melhor evitar de beber álcool.
-> O chá-de-pedra faz muito bem mesmo, porque tem uma acção diurética, relaxa o uréter (evitando dores) e facilita a eliminação da