RINS
INTRODUÇÃO
Apresentaremos a seguir, conhecimentos fisiológicos sobre o funcionamento e composição dos rins, ressaltando todas as suas principais características. Todas as informações foram coletadas ao decorrer das aulas e nos materiais de apoio citados nas referências.
CARACTERÍSTICAS
Localiza-se na região posterior ao abdômen
Funções: - Filtração sanguínea - Reabsorção de substâncias úteis - Excreção Renal
A unidade funcional dos rins é o néfron (Cada rim possui um milhão deles). É constituído pelo: Glomérulo, tubo contornado proximal, alça de henle, tubo contornado distal e túbulo coletor. Sendo que os três primeiros compõe a camada cortical, e os túbulos coletores compõe a camada medular.
DESENHO DOS RINS E SUAS PARTES
No glomérulo encontramos a cápsula de Bowman, onde se forma um tufo de capilares (emaranhado de capilares sanguíneos). Nele, existem duas arteríolas, a aferente (trazendo sangue impuro) e a eferente (saindo dos néfrons com o sangue puro).
A formação da urina se dá em três etapas que ocorrem nos néfrons. São elas: Filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular.
O sangue chega aos rins através da artéria aorta, posteriormente artéria renal, e é distribuído por todas as arteríolas aferentes nos glomérulos, distribuindo o sangue para ser filtrado por todos os néfrons.
Após a filtração, o sangue puro segue pela arteríola eferente, contendo substâncias úteis para o organismo (glóbulos brancos e vermelhos, glicose, sais minerais, proteínas, plaquetas). Pelo tubo contornado proximal, segue o plasma sanguíneo (líquido denso que antecede a camada medular) com substâncias impuras, e algumas das substâncias úteis que foram retidas no tufo glomerular. Ao passar pelo tubo contornado distal, o plasma passa pelo processo de reabsorção que chamamos de processo de osmose – processo passivo (não há gasto de energia). A arteríola eferente ao passar pelo tubo contornado distal reabsorve as substâncias úteis,