trabalho de Coaching no Esporte
O Coaching pode ser definido de diversas maneiras, mais a sua essência esta em atingir objetivos, metas através de mudanças comportamentais, mudanças de atitude.
O Coaching ajuda uma pessoa a mudar da maneira que deseja e a ir à direção que se quer, ajudando-a a ser o que ela melhor pode ser. O Coaching cria consciência, capacita à escolha e produz mudança. Ele revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. Mais que lhe ensinar, o Coaching ajuda-a a aprender.
Coaching é a liderança refinada, pois ao se concentrar no desenvolvimento de pessoas, fortalece o capital humano nas organizações para enfrentar mudanças com maior agilidade.
Coaching, Coach e Cochee
O Coaching diz respeito ao modo como essas coisas são feitas e ao que é feito. Apresenta resultado em larga escala devido à relação de apoio entre o coach e a pessoa a quem orienta, e ao meio e estilo de comunicação usados.
Como sugere Araújo e Consultores (2006), o coaching é caracterizado a partir de um relacionamento na qual uma pessoa (o coach) se compromete a apoiar outra (o cliente ou coachee) na aquisição de competências e/ou produção de mudanças específicas para alcance de um determinado resultado. Há dessa forma, um compromisso com a pessoa, sua realização e desenvolvimento, além do compromisso com o resultado. Cunha (2006, citado por Horst, Fernandes, Perez, Jugend & Soboll, 2007) ainda pontua que o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências são processos contínuos e de responsabilidade de ambas as partes envolvidas, podendo ser realizado tanto individualmente quanto em grupo (Melo, 2007).
Para o autor Jonh Whitmore (2006) “coaching não é uma simples técnica a ser transmitida e aplicada rigidamente em determinadas circunstâncias prescritas. É um modo de gerenciar, de lidar com pessoas, de pensar e de ser”.
Para Thimothy Gallwey “Coaching é uma relação de parceria que revela e libera o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas.