Trabalho de Ciências do Ambiente
Gráfico 2: Indica que as etapas de menor custo, concepção e projeto, são as etapas onde a intervenção acontece de uma forma grande, assim reduzindo os impactos ambientais do projeto.
2) 1ª Solução: Uma das saídas para a diminuição dos alagamentos é a construção de cisterna, captando a água da chuva e usando-as para limpeza e manutenção do canteiro.
2ª Solução: Campanhas para não acontecer descarte de lixo em boeiros ou em local indevido, pois elas podem acabar indo para o boeiro entupindo-o e causando transtornos e alagamentos.
3ª Solução: Utilização de materiais que podem ser reaproveitados, isto diminui o lixo da obra e economiza dinheiro que seria gasto com o descarte.
3) O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, instaurado em 2003, este programa classifica as edificações sob forma de etiquetas, os critérios de avaliação mudam quando se aplicam a edifícios comerciais, de serviços, públicos ou residenciais. Para edifício comercial, serviços e públicos são avaliados: envoltória, iluminação e condicionamento de ar, esta etiqueta pode ser concedida de forma parcial ou total, desde que sempre seja analisada a envoltória. Já para edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, para o apartamento em si e iluminação, bombas, elevadores, entre outros, para áreas comuns do edifício.
Posteriormente em 2009, a Caixa Econômica Federal lançou o selo Casa Azul, com o objetivo parecido, desta vez era para classificar projetos socioambientais de empreendimentos habitacionais. Ele busca reconhecer os empreendimentos que adotam soluções eficientemente superiores aplicados a construção civil, tanto ao uso quanto para manutenção e ocupação, assim reforçando o incentivo ao uso racional dos recursos naturais e a melhoria da habitabilidade. Podem ser classificados quaisquer