Trabalho de cinemática
Nome: .
Cinemática
Cinemática: É o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (Dinâmica). Geralmente trabalha-se com partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema.
Estuda também o movimento desprezando a causa pela a qual o corpo está se movendo, é como se víssemos um carro andando e importarmos apenas com o movimento dele e não o porquê dele ter se movimentado, ou seja, sem contextualizá-lo.
Referencial
Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição [pic]do corpo em função do tempo. Este vetor nos fornece a posição do corpo em um dado instante t. Assume-se geralmente como origem do sistema de coordenadas a posição [pic]do corpo no instante inicial t0. Este instante é escolhido arbitrariamente; para fins práticos pode-se dizer que é o instante em que se dispara o cronômetro para a análise do fenômeno.
Trajetória
Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t. Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.
Deslocamento
É o vetor resultante da subtração do vetor posição final [pic] pelo vetor posição inicial [pic]:
[pic]
É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida de fórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada do fator 1 em conseqüência da resolução dos segmentos.
Velocidade média
É a taxa de variação da posição de um corpo, se esse tivesse se deslocado da posição inicial à final em velocidade constante. Define-se o vetor velocidade média [pic] como sendo:
[pic]
Para fins